top of page

Projeto de Iniciação à Leitura de Música

1 - Objetivo

2 - Evolução do Projeto

3 - Estruturação Atual

4 - Eventos

 

1 - Objetivo e Benefícios para as Crianças

_Objetivo

Disponibilizar às crianças carentes da rede pública de ensino do município de Alegrete a possibilidade de aprenderem a leitura musical, desenvolvendo também sua musicalização, tocando um instrumento, em grupos de estudo.

_Benefícios para as Crianças

Estarão, concomitantemente aos treinos musicais, desenvolvendo a atenção, concentração, criatividade, ritmo e ainda cooperação e sintonia de grupo.

Professoras com mais de um ano de trabalho, comprovam estes benefícios, por perceberem melhor a concentração e aproveitamento curricular em suas turmas. Embora o objetivo maior não seja descobrir talentos, isto tem acontecido em alguns grupos.

2 - Evolução do Projeto

As professoras de música Baldomira Machado Lopes (Inscrição no MEC 19538) e Thereza Weyer Fernandes (Inscrição no MEC 10360) participaram em maio de 1988 em Porto Alegre de um Simpósio de Educação Musical promovido pelo Instituto de Artes da UFRGS sob coordenação do Instituto Nacional de Música da Funarte.

Foram ambas motivadas a desenvolver a iniciação musical nas escolas de Alegrete. Para tanto e por sua iniciativa, de 1988 a 1993 aconteceram vários cursos de musicalização e música em grupo, efetivados por entidades sociais.

Deslocaram-se até Alegrete os professores: Raimundo Martins da Silva Filho (UFRGS), Dulcimarta Lemos (Universidade de Montenegro), Leda Falcão de Freitas (UFRGS), Glória Izzaguirre Chagas (UFMS), Cynthia Geyer Arrussul (UFRGS), entre outros.

Com estas bases, em dezembro de 1991 foi estruturado um projeto de musicalização para as séries iniciais e colocado em prática pela professora Baldomira na Escola Estadual Marquês d'Alegrete onde já lecionava.

Utilizando da experiência de anos deste trabalho e também da prática com seus alunos particulares de música, foi se estruturado aos poucos o Projeto de Iniciação à Leitura de Música. Em 1998 foram fixados os parâmetros do trabalho, utilizando pequenas melodias para desenvolver:

1º - Ritmo - Com palmas, marchas, etc;

 

2º - Canto - Perceber o acento rítmico das palavras, respiração correta, fraseado musical;

 

3º - Flauta Doce - Ler em cartazes algumas notas em clave de sol e conhecer as figuras rítmicas, semínima, sua pausa e duplas de colcheias;

Mesmo com tanta simplicidade, foi possível adaptar folclore, populares, gauchescas e mesmo eruditas.

Caracterizando tudo isto, foi editado o livro colorido "Iniciação à Leitura de Música" de autora Thereza Fernandes em que o aprendizado é feito nota por noto com sequência das melodias. Estando pronto o livro, foi lançado o projeto e aconteceu o 1 cursinho intensivo para o preparo das professoras voluntárias.

3 - Estrutura Atual do Projeto

1º Passo: O projeto é divulgado nas escolas visando despertar o interesse em professores das séries iniciais (primeira à quarta série);

2º Passo: As professoras de música Thereza e Baldomira ministram um curso rápido de cinco dias, ensinando como utilizar o livro, para as professoras da escola. É importante salientar que estas professoras não precisam possuir noção de música, sendo necessário apenas interesse. Recebem estão o livro, cartazes com partituras, material xerocado e se for necessário, as flautas para as crianças, tudo de forma gratuita.;

 

3º Passo: As professoras já treinadas forma grupos com seus alunos, na escola. As crianças não são obrigadas a participar mas quase a totalidade mostra interesse e todas estas são integradas ao grupo sem nenhum tipo de seleção. A dedicação destas voluntárias junto a seus grupos deve ser de somente 30 minutos, três vezes por semana, isto porque o importante é a continuidade e a persistência;

 

4º Passo: As professoras de música permanecem visitando as escolas e os seus grupos periodicamente para fazer o acompanhamento do trabalho das voluntárias;

4 - Eventos Anuais

Os grupos de flauta doce participam de cinco eventos durante o ano, que além do estímulo de apresentar o trabalho já realizado, representam uma meta com prazo marcado, para cada etapa do seu progresso musical.

1º - Maio - Apresentação em homenagem às mães: são reunidos todos os grupos em uma das escolas e frente a grandes cartazes tocam um uníssono geral, dez pequenas músicas. A regência do grande grupo é feita com a ajuda dos cartazes de partituras, pela professora Baldomira. A professora Thereza acompanha ao teclado com alguns acordes.

O transporte de ida e volta de todos os grupos para a escola sede do evento é assumido pela Secretaria de Educação e Cultura do Município.

2º - Junho - Apresentação com músicas juninas: o transporte para a escola sede e toda a organização acontecem da mesma forma que no primeiro, em todos os eventos anuais.

3º - Setembro - Apresentação gauchesca: homenageando o "20 de setembro", tocam dez músicas gauchescas, reunidos em uma das escolas.

4º - Novembro - "Encontros" dos grupos de flauta: este evento é diferente. Cada grupo tem oportunidade de mostrar seu trabalho, um a um. Tocam frente aos outros grupos e aos familiares, com a regência da sua professora de classe, duas músicas escolhidas por eles mesmos.

5º - Novembro - Celebração de Natal: (antecipado por motivo de currículo escolar). Com músicas religiosas e natalinas em uníssono, agradecem a realização do aprendizado e encerram as atividades do ano.

Em junho de 1997, por iniciativa da professora Dorália Valério da Secretaria de Educação e Cultura do Município, responsável pelo setor de Arte na Escola, foi aprovado o projeto - "Arte na Escola - Iniciação à Leitura de Música".

bottom of page